Atividade de Avaliação da Disciplina

domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade de Avaliação - Plano de Aula a partir da metodologia do uso do cinema em sala de aula

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação.
Licenciatura em Pedagogia – 8º Período
Disciplina: Metodologia do Ensino da História II
Profº: Ricardo Pacheco
Aluna: Nayara Miranda

Planejamento de uma aula utilizando CINEMA , a partir do texto de Marcos Napolitano

Título: Explorando os conceitos de Presente, Passado e Futuro a partir do filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”
Série: 4º ano (antiga 3ª série)
Disciplina: História

Objetivos
- Geral: Compreender os principais conceitos que envolvem a noção do tempo (Presente, Passado e Futuro).
- Específicos: -  Possibilitar aos alunos uma compreensão acerca dos conceitos de Passado, Presente e Futuro;
                         - Proporcionar uma pesquisa e discussão quanto aos participantes e construtores do filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”;
                        - Desenvolver um roteiro de análise sobre o filme a ser exibido;
                       - Possibilitar a exibição do filme  “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”;
                       -  Realizar atividade oral em grupo;
                        -  Expressar a partir de exposição de um painel o conhecimento acerca do tema trabalhado; (relacionando o filme.)

Conteúdos
- Noções de tempo (Presente, Passado e Futuro);
- Elementos de análise de Filmes;

Estratégias de Ensino – Aprendizagem
- Recursos
- Filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”
-Tesoura, cola e cartolinas.

- Metodologia
1º Momento: Inicialmente será realizado um levantamento quanto ao conhecimento dos alunos quanto a noção dos conceitos de Presente , passado e futuro e a partir das contribuições dos alunos a professora dará início a uma discussão acerca destes conceitos , de modo a caracterizá-los partindo do momento e local em que os alunos em que os alunos estão inseridos;

2º Momento: A partir da discussão sobre os conceitos de presente, passado e futuro, a professora pedirá para que os alunos realizem uma pesquisa sobre a equipe técnica do filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”, assim como uma visão geral sobre a biografia de Maurício de Souza (o autor), e relatos ou entrevistas que discutem sobre os dubladores, críticas e elogios sobre o filme, tentando dessa maneira fazer com que os alunos tenham uma visão geral sobre os elementos que constituem a produção e elaboração de um filme. Neste momento a professora poderá desenvolver um roteiro de busca quanto as informações relativas aos principais elementos que envolvem o filme a ser exibido;

3º Momento: Após a coleta das informações referente ao filme, o mesmo será exibido em sala de aula e a professora pedirá para que os alunos busquem coletar informações sobre: Qual a principal mensagem do filme? Quais os momentos em que encontramos o passado, presente e futuro?;

4º Momento: Após a exibição do filme a professora solicitará que os alunos formem  três (03) grupos em sala e distribui alguns materiais como cola, tesoura e cartolina para cada grupo. Cada grupo corresponderá a um conceito do tempo (presente, passado e futuro) e serão responsáveis para discutir um pouco sobre que compreenderam sobre o filme e procurar destacar os principais pontos encontrados no filme sobre o conceito (momento) a qual o grupo ficou responsável. Ao final, será realizada uma exposição a partir de um painel, construído por cada grupo com o auxílio da professora, na qual, cada grupo terá um tempo de 10 minutos para apresentar a classe oque fora solicitado pela professora. Em seguida, todos os cartazes ficarão expostos para exploração de outros alunos, professores e membros da escola.

Avaliação: Serão levando em consideração a participação efetiva do aluno ao longo das atividades, a participação em grupo, a valorização do tema explorado, o desenvolvimento e elaboração da exposição com base nos objetivos propostos pela professora de modo a identificar o conhecimento e a conscientização dos alunos no que diz respeito a noção dos conceito referente ao tempo.

Bibliografia:
·         NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4ª Ed. Editora Contexto. São Paulo, 2008.

       Ficha Técnica do Filme (Turma da Mônica: Um aventura no tempo) (Acesso em 30/09/2011) Clique Aqui! 

       Site sobre a Turma da Mônica e Maurício de Souza.(Acesso em 30/09/2011) Clique aqui!








3 comentários:

  1. Muito bom esse plano de aula!
    Adorei o seu planejamento, até porque adoro esse filme, da para se trabalhar muitos conceitos através/ com o auxilio dele.

    ResponderExcluir
  2. Boa aula, mas...
    Como será feito o levantamento prévio no 1º momento? que questões serão feitas?
    no 4º momento, não creio que uma divisão por passado, presente, futuro seja produtiva para os alunos. Que tal propor que os alunos, em grupo, reordenem os eventos - as cenas - do filme de forma cronológica. Que cena é mais antiga, que cena é no futuro, qual o presente da história...

    ResponderExcluir
  3. Ok professor! Agradeço pelas sugestões e estarei fazendo as alterações necessárias!

    ResponderExcluir