Atividade de Avaliação da Disciplina

sábado, 26 de novembro de 2011

Atividade de Avaliação - Mudanças no Planejamento


Planejamento de uma aula utilizando CINEMA , a partir do texto de Marcos Napolitano

Título: Explorando os conceitos de Presente, Passado e Futuro a partir do filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”

Série: 2º ano (antiga 1ª série)

Disciplina: História

Objetivos
- Geral: Compreender os principais conceitos que envolvem a noção do tempo (Presente, Passado e Futuro).
- Específicos: -  Possibilitar aos alunos uma compreensão acerca dos conceitos de Passado, Presente e Futuro;
                         - Proporcionar uma pesquisa e discussão quanto aos participantes e construtores do filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”;
                        - Desenvolver um roteiro de análise sobre o filme a ser exibido;
                       - Possibilitar a exibição do filme  “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”;
                       -  Realizar atividade oral em grupo;
                        -  Expressar a partir de exposição de um painel o conhecimento acerca do tema trabalhado; (relacionando o filme.)

Conteúdos
- Noções de tempo (Presente, Passado e Futuro);
- Elementos de análise de Filmes;

Estratégias de Ensino – Aprendizagem
- Recursos
- Filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”
- cartolinas e hidrocor;

 Metodologia

1º Momento: Inicialmente será realizado um levantamento quanto ao conhecimento dos alunos quanto a noção dos conceitos de Presente , passado e futuro e a partir das contribuições dos alunos a professora dará início a uma discussão acerca destes conceitos , de modo a caracterizá-los partindo do momento e local em que os alunos em que os alunos estão inseridos;

2º Momento: A partir da discussão sobre os conceitos de presente, passado e futuro, a professora pedirá para que os alunos realizem uma pesquisa sobre a equipe técnica do filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”, assim como uma visão geral sobre a biografia de Maurício de Souza (o autor), e relatos ou entrevistas que discutem sobre os dubladores, críticas e elogios sobre o filme, tentando dessa maneira fazer com que os alunos tenham uma visão geral sobre os elementos que constituem a produção e elaboração de um filme. Neste momento a professora poderá desenvolver um roteiro de busca quanto as informações relativas aos principais elementos que envolvem o filme a ser exibido;

Roteiro:
      1) Quem é o autor do filme? Fale um pouco sobre ele e em que ele trabalha?
      2) Qual o tema principal do filme?
      3) Quem são os personagens do filme?
      4)Em sua pesquisa, você percebeu alguma crítica ou elogio ao filme? Destaque alguns pontos.

3º Momento: Após a coleta das informações referente ao filme, o mesmo será exibido em sala de aula e a professora pedirá para que os alunos busquem coletar informações sobre: Qual a principal mensagem do filme? Quais os momentos em que encontramos o passado, presente e futuro?;

4º Momento: Após a exibição do filme a professora irá inicialmente discutir acerca dos principais aspectos do filme, com base no roteiro da pesquisa, levando em consideração as contribuições dos alunos. Ao final, a professora irá construir, junto aos alunos, na cartolina, uma linha do tempo destacando os conceitos de presente, passado e futuro, partindo dos acontecimentos do filme e dessa forma, consolida a atividade relacionando o conhecimento histórico ao filme trabalhado.

Avaliação: Serão levando em consideração a participação efetiva do aluno ao longo das atividades, a participação em grupo, a valorização do tema explorado, o desenvolvimento e elaboração da exposição com base nos objetivos propostos pela professora de modo a identificar o conhecimento e a conscientização dos alunos no que diz respeito a noção dos conceito referente ao tempo.

Bibliografia:
·         NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4ª Ed. Editora Contexto. São Paulo, 2008.
·         http://www.monica.com.br/mauricio-site/; Acesso em: 30/09/2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário