Atividade de Avaliação da Disciplina

sábado, 26 de novembro de 2011

Atividade de Avaliação - Relatório de experiência da Aplicação do planejamento


EXPLORANDO OS CONCEITOS DE PRESENTE, PASSADO E FUTURO A PARTIR DO USO DO FILME EM SALA DE AULA.

Nayara Leite Miranda

Apresentação
   Este trabalho parte de uma discussão acerca da aplicação de um planejamento de aula  na turma de 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Municipal da cidade do Recife, através da disciplina de Metodologia do Ensino da História II, como forma de articular o conhecimento adquirido no contexto acadêmico a realidade em sala de aula. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo possibilitar aos alunos do 2º ano uma compreensão dos principais conceitos que envolvem a noção do tempo (Presente, Passado e Futuro) fazendo uso do filme em sala de aula, na qual, além de buscar conhecer os elementos que envolvem a construção do filme, trabalhamos os conceitos que envolvem a compreensão sobre o tempo. Sendo assim, pretende-se trazer uma breve discussão sobre a concretização da atividade de forma clara e objetiva.

Material e Métodos
As atividades realizadas neste planejamento foram organizadas em quatro momentos e partiram da metodologia do uso do cinema em sala de aula. No primeiro momento, foi realizado um levantamento sobre o que os alunos compreendiam sobre os conceitos de presente, passado e futuro, onde  foi trazido uma discussão sobre o significado de tais conceitos.
No segundo momento, foi realizada pelos alunos uma pesquisa, a partir de um roteiro, que envolvia questões sobre a organização e produção do filme “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo”. Neste momento os alunos realizaram tal pesquisa em casa, pois a escola não possuía recursos que auxiliassem na pesquisa dos alunos ,e com isso eu trouxe alguns relatos sobre o filme para os mesmos, e, como nem todos sabiam ler, fiz a leitura e discussão das informações contidas nos relatos.
Ao final da exibição fizemos uma exploração sobre a mensagem principal do mesmo. Por fim, foi construída e exposta em sala , junto aos alunos uma linha do tempo, caracterizando os conceitos de presente, passado e futuro de modo que houve uma participação efetiva dos alunos.

Resultados
A partir da realização desta atividade, foi possível perceber que inicialmente os alunos apresentavam um conhecimento fragmentado sobre os conceitos de presente , passado e futuro e pouco relacionavam a aspectos de suas realidades. No momento de realização da pesquisa feita pelos alunos, notou-se que, a maioria  mostrou-se interessado pela temática e apesar de alguns não saberem ler, estes atingiram o objetivo da discussão quanto as informações que foram coletadas sobre os elementos envolvidos no filme.  
Com relação ao momento de exibição do filme, foi possível perceber que muitos alunos discutiam sobre as cenas e procuravam explorar os conceitos de tempo trabalhados em sala. E em se tratando do momento de discussão após a exibição do filme, percebeu-se que os alunos apresentaram-se bastante envolvidos, e ao realizar-se uma breve discussão acerca da mensagem principal do filme, notou-se uma participação positiva em relação à discussão.
Neste sentido, ao final, durante a construção e exposição  da linha do tempo, os alunos puderam de forma concreta destacar os conceitos de presente, passado e futuro de forma contextualizada e significativa, pois, percebeu-se que todos estavam envolvidos e participaram efetivamente deste momento,  no qual, caracteriza-se como um momento de culminância e apropriação do conhecimento desenvolvido em sala.         

Discussão
A presente atividade, desenvolvida na turma do 2º ano, foi aproveitada de forma significativa,  pois foi permitido aos alunos uma compreensão acerca dos conceitos referentes ao tempo de modo a acrescentar em seu aprendizado quanto a um dos conteúdos históricos essenciais para a sua formação escolar e social. Neste  âmbito, acredita-se que esta atividade obteve êxito , por buscar explorar  o filme e relacioná-lo ao conteúdo estudado, como é possível destacar em NAPOLITANO (2008), no qual, ele destaca que o professor deve também planejar o uso do filme e articulá-lo ao conteúdo a ser trabalhado na disciplina, de modo que este não olhe para o uso do filme como um mero passatempo , pois é preciso explorá-lo, tendo em vista, os objetivos a serem alcançados durante o processo de ensino-aprendizagem em sala.
Assim sendo, pode-se a firmar que , de modo geral, a atividade foi relevante e construtiva, pois buscou-se caracterizar os pontos principais trazidos por NAPOLITANO (2008) quanto ao uso do filme e uma articulação produtiva quanto ao conteúdo histórico explorado.

Referências
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4ª Ed. Editora Contexto. São Paulo, 2008.


3 comentários:

  1. Excelente relatório,
    Apresenta a atividade de forma clara.
    Uma pena que não utilizasse o texto de Husen, trabalhado na disciplina, para refletir sobre o ensino da noção de tempo.

    ResponderExcluir
  2. FENECIT VIII.
    Colégio Anglo Lider Camaragibe
    06/12/2011 das 8h às 12h.
    Participe!!!

    ResponderExcluir
  3. Ml▷ Ml▷ Casino | Jammy Jambos Hotel & Spa
    Ml▷ Casino 양산 출장샵 is 강원도 출장안마 located in the 순천 출장안마 Ml▷ Hotel & Spa, which features 1,980 rooms, over 6,800 on-site restaurants, an 안산 출장마사지 indoor swimming 동두천 출장안마 pool,

    ResponderExcluir